Pernambuco (PE)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Pernambuco (PE)

Termos equivalentes

Pernambuco (PE)

Termos associados

Pernambuco (PE)

4 Descrição arquivística resultados para Pernambuco (PE)

4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Programa Diário da Constituinte nº 748

Trata das questões ambientais na nova Constituição, com políticas de governo que promovam a educação ambiental em todos os níveis de ensino. De acordo com a nova carta, Fernando de Noronha deixa de ser administrado pelo Governo Federal e passa a ser reincorporado ao Estado de Pernambuco.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 624

Constituinte anexa Fernando de Noronha ao estado de Pernambuco e sai o acordo para o perdão das dívidas das microempresas. A Constituinte vota as disposições transitórias da nova Carta. Foram votados aspectos da previdência social e estabilidade do servidor público. Foi rejeitado o plebiscito para a pena de morte para crime hediondo.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 625

Constituintes aprovam a anistia aos microempresários, Foi criado o estado de Tocantis e a transformação de Roraima e Amapá em estados. Foi devolvida a Pernambuco a ilha de Fernando de Noronha. Foi rejeitada a emenda sobre pena de morte e a emenda da legalização do jogo de bicho e reabertura de cassinos.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Dossiê relativo ao Projeto de Lei da Comissão de Instrução Pública, que dispõe sobre a organização da Instrução Pública do Império do Brasil, criando escolas de 1º grau, ou pedagógicas; de 2º grau, ou liceus; de 3º grau, ou ginásios; e de 4º grau, ou acadêmicas.

A Comissão de Instrução Pública propôs uma lei que determinava que a instrução nas Pedagogias abrangeria os conhecimentos básicos necessários a todos, independentemente do estado ou profissão, incluindo leitura, escrita, aritmética e conhecimentos essenciais nas áreas moral, física e econômica. O ensino seria estruturado em três classes, cada uma correspondendo a conteúdos que um aluno médio poderia assimilar em um ano, e a prática de leitura, escrita e contagem seria mantida até a disponibilização de compêndios específicos.

Nos Liceus, o currículo incluiria ciências morais e econômicas, com um curso de três anos abrangendo temas como química, agricultura, álgebra, trigonometria, mecânica e física. As escolas subsidiárias ofereceriam uma formação mais abrangente nas ciências e suas aplicações, visando proporcionar uma base sólida para indivíduos com maior disponibilidade para os estudos.

Os Ginásios ofereceriam uma formação avançada, com disciplinas como filosofia, gramática, retórica, línguas mortas e vivas, hermenêutica, geografia e história. Cada Ginásio contaria, em regra, com doze mestres, sendo as disciplinas organizadas em áreas como filosofia, história, línguas e outros campos do saber.

As Academias seriam destinadas ao ensino especializado nas ciências exatas, naturais e sociais, organizadas em seis classes distintas, cada uma voltada a áreas como matemática, filosofia natural, ciências médicas, jurisprudência, ciências militares e ciências navais. Estavam previstas academias em São Paulo e Pernambuco, com cadeiras específicas para cada área, administradas por lentes e seus substitutos.

O dossiê é composto por:

  • O Projeto de Lei da Comissão, transcrito nos Anais de 16 de junho de 1826, p. 151, 1ª coluna, e pelo documento original.