Item 454 - Programa Diário da Constituinte nº 454

Área de identificação

Código de referência

BR DFCD AC1988-XIV-PDC-48-454

Título

Programa Diário da Constituinte nº 454

Data(s)

  • 01-03-1988 (Produção)

Nível de descrição

Item

Dimensão e suporte

Filmográfico. 1 item. Duração 05:13.

Área de contextualização

Nome do produtor

História administrativa

A formação da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988 se deu com a Mensagem Presidencial nº 48/1985 que encaminhou ao Congresso Nacional a Proposta de Emenda à Constituição nº 43/1985, que a convocou. Logo em seguida, foi encaminhada também a Mensagem nº 49/1985, solicitando caráter preferencial à matéria.
Após esses eventos, o Decreto nº 91.450 de 18 de julho de 1985, instituiu a Comissão Provisória de Estudos Constitucionais, também conhecida como Comissão Afonso Arinos. Composta por 50 membros, a Comissão foi presidida por Afonso Arinos de Melo Franco e elaborou um anteprojeto constitucional.
Apesar do texto do anteprojeto ter sido publicado no suplemento especial do Diário Oficial da União de 26 de setembro de 1986, o documento não foi enviado oficialmente ao Congresso Nacional.

Entidade custodiadora

História do arquivo

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Constituinte vota direito de greve e organização sindical. Líderes fecham acordo sobre nacionalidade. Tem início a nova sessão legislativa com presença de ministros, representantes do corpo diplomático e Poder Judiciário. Presidente do Congresso, Humberto Lucena, fala da necessidade de os parlamentares serem isentos e demovidos de paixões na votação do texto constitucional. Ronaldo Costa Couto, chefe da Casa Civil, reforça a expectativa de celeridade sem prejuízo da qualidade do texto final. Ulysses Guimarães fala dos esforços havidos entre os constituintes nos trabalhos da Assembleia. Líderes de vários partidos discutem pontos polêmicos: livre associação sindical e direito de greve. José Geraldo Riberto fala da consulta das emendas para discutir a possibilidade de fusão. Decisão do plenário aprova emenda que garante o direito do trabalhador rural e pescador artesanal de contribuir para a seguridade social. Euclides Scalco celebra a conquista. Um dos pontos mais polêmicos relativo aos trabalhadores também foi aprovado hoje. Foi mantida a unicidade sindical, ou seja, cada cidade só pode ter um sindicato por categoria. Afif Domingos critica a decisão. José Fogaça defende a unicidade sindical por entender que o contrário enfraqueceria as reivindicações dos trabalhadores. Vivaldo Barbosa, líder do PDT, fala sobre a expectativa de se aprovar o direito de greve, que será votado ainda hoje no Plenário.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Instrumento de pesquisa gerado

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Número de Ordem-Código COARQ

14540-18253

Pontos de acesso

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Icone) área de direitos

Zona da incorporação