Contato principal
Palácio do Congresso Nacional
Anexo II
Pavimento Superior - Ala C
Sala 9
, Distrito Federal
BR
A Câmara dos Deputados possui em seu acervo histórico documentos e informações acerca do Processo Legislativo desde sua primeira legislatura em 1826.
Câmara dos Deputados
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA
A Administração e o corpo funcional da Câmara dos Deputados, cientes da necessidade de utilizar com eficiência, eficácia e efetividade os recursos públicos, têm pautado suas ações na linha da transparência, a fim de assegurar que a Casa cumpra a sua missão maior no sentido de garantir a democracia e a cidadania à sociedade brasileira.
Com o objetivo de alcançar tal propósito e dar suporte aos trabalhos legislativos, a estrutura funcional da Câmara dos Deputados é composta pela Secretaria-Geral da Mesa (anteriormente mencionada) e pela Diretoria-Geral, que cuida do planejamento, da coordenação e do controle das atividades administrativas da Casa, e é auxiliada por outras três Diretorias: a Administrativa, a de Recursos Humanos e a Legislativa.
Também integram a estrutura administrativa da Instituição nove departamentos, três centros, três assessorias, duas secretarias e duas consultorias.
Fonte: http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/LegislativoBrasil.pdf
ATO DA MESA Nº 62, DE 1985 http://www2.camara.leg.br/legin/int/atomes/1980-1987/atodamesa-62-29-maio-1985-321837-norma-
Dispõe sobre os arquivos da Câmara dos Deputados, determina o levantamento e avaliação da produção
documental de suas unidades organizacionais e dá outras providências
ATO DA MESA Nº 46, de 16/07/2012 http://www2.camara.leg.br/legin/int/atomes/2012/atodamesa-46-16-julho-2012-773824-norma-cd.html
Institui a Política de Gestão de Conteúdos Informacionais da Câmara dos Deputados e dá
outras providências
INSTALAÇÕES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
O Palácio do Congresso Nacional é a sede do Poder Legislativo desde 1960, quando a Capital Federal foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília. O projeto do Congresso Nacional é obra do arquiteto Oscar Niemeyer, que aproveitou a topografia local, valorizou os seus volumes, seus espaços livres e a profundidade visual, para dar ao edifício caráter monumental, apesar da simplicidade de suas formas geométricas. O arquiteto destacou, dessa forma, os Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, ao erguer sobre o conjunto da obra as duas cúpulas que os abrigam.
As duas torres, de 28 andares, são os prédios mais altos da cidade e abrangem a parte administrativa do Legislativo e as Fundações Ulysses Guimarães e Milton Campos.
Niemeyer ressaltou, como partes mais importantes desta obra, as estruturas côncava e convexa. A forma convexa é o plenário do Senado Federal e a côncava é o plenário da Câmara dos Deputados. “A disposição das cúpulas é apenas estética”, afirma Niemeyer. O plenário da Câmara é maior, porque o número de Deputados é superior ao número de Senadores. Na Câmara dos Deputados, o conjunto arquitetônico é composto pelo Edifício Principal e por quatro anexos, que perfazem o total de 145.000 m² construídos.
Fonte: http://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/LegislativoBrasil.pdf
O acervo custodiado pelo Arquivo da Câmara dos Deputados é formado por documentos textuais, imagens estáticas e em movimento, bem como, de registros sonoros e documentos eletrônicos. A gravação direta em áudio das sessões plenárias tornou-se regular em 1970. Há registros nos mais diversos suportes – filmes de 16 e 35mm, fitas de vídeo em Betacam e VHS, e até quatro filmes de nitrato, além de fotografias em suporte analógico e em meio digital.
De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 18h30.