Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1932 - 1937 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Gênero textual
164 peças
Área de contextualização
Nome do produtor
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Essa coleção faz parte do conjunto documental "Feminismo, ciência e política - o legado Bertha Lutz 1881 - 1985", criado por uma parceria realizada em 2018 entre o Arquivo da Câmara dos Deputados, o Arquivo Nacional, o Arquivo Histórico do Itamaraty e o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas, que visou a identificação e reunião dos documentos produzidos e acumulados pela ativista feminista, bióloga e política Bertha Lutz nas suas diversas áreas de atuação.
A parceria contava ainda com os documentos do acervo do Museu Nacional, que foram destruídos no incêndio ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro.
Nominados naquele mesmo ano pela Unesco como documentos integrantes do programa Memória do Mundo por seu "valor excepcional e interesse nacional" e que "devem ser protegidos para benefício da humanidade", o Arquivo da Câmara, objetivando a preservação dos originais e sua divulgação, indexou e digitalizou toda a coleção custodiada na instituição e a disponibiliza agora para o acesso da comunidade de pesquisa e sociedade.
A coleção é composta por documentos relativos à Bertha Lutz selecionados dos fundos Câmara dos Deputados e Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34, custodiados pelo Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A relação de Bertha Lutz com a Câmara dos Deputados é anterior a sua posse, em 28 de julho de 1936, como suplente do Deputado Cândido Pessoa. Em 1932, ainda como presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) foi indicada por diversas associações feministas a integrar a Comissão de Anteprojeto da Constituição. Ainda como presidente da FBPF, foi responsável por encaminhar à Câmara dos Deputados correspondências aos parlamentares oferecendo subsídios que visavam consubstanciar os pontos de vista femininos em relação a Reforma Constitucional.
Como deputada, Bertha Lutz atuou na Comissão Especial da Lei Orgânica do Distrito Federal, na qual trabalhou ativamente com pareceres e emendas ao projeto de lei que instituía a Lei Orgânica do DF. Atuou na Comissão Especial do Estatuto da Mulher, onde ganhou posição de destaque como presidente da Comissão, sendo também relatora do Projeto de Lei 736 de 1937, que cria o Estatuto da Mulher.
Além de sua atuação como deputada feminista, que foi fundamental para a consolidação dos direitos da mulher, Bertha Lutz participou do projeto da reforma do Ministério da Educação e da Saúde e do projeto da reformulação do sistema público de saúde como autora de diversas emendas, além do Estatuto dos Funcionários Públicos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A coleção é divida em dois grupos principais. No grupo 1, "Reivindicações das mulheres da sociedade civil encaminhadas à Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34", os documentos estão ordenados cronologicamente. No grupo 2, "Atuação parlamentar na Legislatura de 1935-37", foram criados dossiês por projetos de lei em que Bertha Lutz atuou. Os documentos desse grupo estão ordenados cronologicamente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso livre.
Condiçoes de reprodução
Fotográfica
Digital
Transcrição
Não é permitida a reprodução eletroestática.
Idioma do material
- português do Brasil
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Diário da Assembleia Nacional Constituinte 1933-1934
http://imagem.camara.gov.br/prepara.asp?selDataIni=10/11/1933&selDataFim=20/07/1934&opcao=10&selCodColecaoCsv=R
Diário da Câmara dos Deputados
http://imagem.camara.gov.br/pesquisa_diario_basica.asp
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. Bertha Lutz. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
Visualize em: http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/30679
MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. O voto feminino no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018.
Matéria jornalística sobre a Nominação Nacional da Coleção no Programa Memória do Mundo da UNESCO: https://www.metropoles.com/brasil/acervo-de-bertha-lutz-garante-certificado-da-unesco-a-camara
Matéria jornalística sobre a Nominação Internacional da Coleção no Programa Memória do Mundo da UNESCO: https://www.metropoles.com/brasil/acervo-de-bertha-lutz-passa-a-fazer-parte-de-registro-da-unesco-que-vai-garantir-sua-preservacao
Matéria sobre a Nominação Internacional no site da Câmara dos Deputados: https://www.camara.leg.br/assessoria-de-imprensa/966621-documentos-da-camara-sobre-bertha-lutz-passam-a-integrar-programa-da-unesco/
Matéria sobre a Nominação Internacional no site do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO: http://mow.arquivonacional.gov.br/index.php/8-mow-unesco/137-acervo-de-bertha-lutz-foi-inscrito-no-registro-internacional-do-programa-mem%C3%B3ria-do-mundo.html
Área de notas
Nota
A imagem fotográfica de Bertha Lutz representativa desta coleção pertence ao Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, custodiado pelo Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Código da imagem: BR_RJANRIO_PH_0_FOT_14968_005
Nota
Este conjunto documental está higienizado, desinfestado, acondicionado e armazenado em material de qualidade arquivística de preservação.
Todo o acervo sob a custódia do Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados é higienizado periodicamente, possui regras de manuseio e transporte, controle de ambiente (umidade, temperatura, qualidade do ar e luminosidade) e segurança.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- Bertha Lutz (Autora)
- Bertha Lutz (Assunto)