Coleção BERTHA LUTZ - Coleção Bertha Lutz

Cartões de cumprimentos da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino Carta da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e associações femininas encaminhada à Assem... Lista com nomes da Comissão Constitucional Recorte de jornal sobre a designação, pelo Chefe do Governo Provisório, dos membros nomeados da C... Reivindicações mínimas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino na reforma da Constituição... Sugestão de emendas, da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, encaminhadas à Subcomissão ... Carta com sugestões, da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, encaminhada ao Deputado Deo... Telegrama nº 7214, encaminhado pela Liga Mineira pelo Progresso Feminino a Getúlio Vargas, indica... Telegrama nº 8950, encaminhado pela Diretoria da Federação Pernambucana ao Chefe do Governo Provi... Telegrama nº 1528, encaminhado pela Federação Alagoana pelo Progresso Feminino a Getúlio Vargas, ... Telgrama nº 4109, encaminhado pela Federação Brasileira pelo Progresso Feminino do Espírito Santo... Telegrama nº 1246, encaminhado pela Federação Goiana pelo Progresso Feminino a Getúlio Vargas, so... Telegrama nº 824, encaminhado pelo Centro Feminista Cearense a Getúlio Vargas, solicitando nomear... Telegrama nº 155, encaminhado pelo Centro Feminino de Formosa a Getúlio Vargas, solicitando a nom... Abaixo-assinado de cidadãs brasileiras encaminhado a Getúlio Vargas, Chefe do Governo Provisório,... Telegrama nº 266, encaminhado pela Federação Bahiana pelo Progresso Feminino ao Presidente Getúli... Carta da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e Associações Femininas Federadas enviada a... Telegrama nº 466/135, encaminhado pelo Departamento Paraense a Getúlio Vargas, solicitando a nome... Telegrama nº 167 das filiadas da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino encaminhada a Getúl... Telegrama nº 34 enviado para Getúlio Vargas, indicando o nome de Bertha Lutz  para a Comissão Ant...
Resultados 1 até 20 de 164 Mostrar tudo
Open original Objeto digital

Área de identificação

Código de referência

BR DFCD BERTHA LUTZ

Título

Coleção Bertha Lutz

Data(s)

  • 1932 - 1937 (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

Gênero textual
164 peças

Área de contextualização

Nome do produtor

(☆ 2-8-1894 † 16-9-1976)

Biografia

Consulte o Perfil Parlamentar de Bertha Lutz disponível na Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/30679

Nome do produtor

(10-11-1933 a 20-7-1934)

História administrativa

Nome do produtor

(1826 -)

História administrativa

Entidade custodiadora

História do arquivo

Essa coleção faz parte do conjunto documental "Feminismo, ciência e política - o legado Bertha Lutz 1881 - 1985", criado por uma parceria realizada em 2018 entre o Arquivo da Câmara dos Deputados, o Arquivo Nacional, o Arquivo Histórico do Itamaraty e o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas, que visou a identificação e reunião dos documentos produzidos e acumulados pela ativista feminista, bióloga e política Bertha Lutz nas suas diversas áreas de atuação.

A parceria contava ainda com os documentos do acervo do Museu Nacional, que foram destruídos no incêndio ocorrido em setembro de 2018, no Rio de Janeiro.

Nominados naquele mesmo ano pela Unesco como documentos integrantes do programa Memória do Mundo por seu "valor excepcional e interesse nacional" e que "devem ser protegidos para benefício da humanidade", o Arquivo da Câmara, objetivando a preservação dos originais e sua divulgação, indexou e digitalizou toda a coleção custodiada na instituição e a disponibiliza agora para o acesso da comunidade de pesquisa e sociedade.

A coleção é composta por documentos relativos à Bertha Lutz selecionados dos fundos Câmara dos Deputados e Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34, custodiados pelo Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados.

Procedência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A relação de Bertha Lutz com a Câmara dos Deputados é anterior a sua posse, em 28 de julho de 1936, como suplente do Deputado Cândido Pessoa. Em 1932, ainda como presidente da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF) foi indicada por diversas associações feministas a integrar a Comissão de Anteprojeto da Constituição. Ainda como presidente da FBPF, foi responsável por encaminhar à Câmara dos Deputados correspondências aos parlamentares oferecendo subsídios que visavam consubstanciar os pontos de vista femininos em relação a Reforma Constitucional.
Como deputada, Bertha Lutz atuou na Comissão Especial da Lei Orgânica do Distrito Federal, na qual trabalhou ativamente com pareceres e emendas ao projeto de lei que instituía a Lei Orgânica do DF. Atuou na Comissão Especial do Estatuto da Mulher, onde ganhou posição de destaque como presidente da Comissão, sendo também relatora do Projeto de Lei 736 de 1937, que cria o Estatuto da Mulher.
Além de sua atuação como deputada feminista, que foi fundamental para a consolidação dos direitos da mulher, Bertha Lutz participou do projeto da reforma do Ministério da Educação e da Saúde e do projeto da reformulação do sistema público de saúde como autora de diversas emendas, além do Estatuto dos Funcionários Públicos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

A coleção é divida em dois grupos principais. No grupo 1, "Reivindicações das mulheres da sociedade civil encaminhadas à Assembleia Nacional Constituinte de 1933-34", os documentos estão ordenados cronologicamente. No grupo 2, "Atuação parlamentar na Legislatura de 1935-37", foram criados dossiês por projetos de lei em que Bertha Lutz atuou. Os documentos desse grupo estão ordenados cronologicamente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Acesso livre.

Condiçoes de reprodução

Fotográfica
Digital
Transcrição
Não é permitida a reprodução eletroestática.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Entidade Custodiadora: Arquivo Nacional
Localização: Rio de Janeiro
Fundo/Coleção: Federação Brasileira pelo Progresso Feminino
Código de Referência: BR RJANRIO Q0 http://dibrarq.arquivonacional.gov.br/index.php/federacao-brasileira-pelo-progresso-feminino

Entidade Custodiadora: Arquivo Histórico do Itamaraty
Localização: Rio de Janeiro/Brasília
Fundo/Coleção: Ministério das Relações Exteriores
Código de Referência: BR AHIRJ MRE MT, BR AHIRJ MRE AM, BR AHIRJ MRE TR

Entidade Custodiadora: Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Localização: Campinas-SP
Fundo/Coleção: Adolpho Affonso da Silva Gordo
Código de Referência: BR SPCMU AG

Entidade Custodiadora: Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Fundo/Coleção: Bertha Lutz
Código de Referência: BR.UFRJ.MN.BL (Fundo extinto)

Descrições relacionadas

Nota de publicação

MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. Bertha Lutz. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2016.
Visualize em: http://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/30679

MARQUES, Teresa Cristina de Novaes. O voto feminino no Brasil. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2018.

Área de notas

Nota

A imagem fotográfica de Bertha Lutz representativa desta coleção pertence ao Fundo Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, custodiado pelo Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Código da imagem: BR_RJANRIO_PH_0_FOT_14968_005

Nota

Este conjunto documental está higienizado, desinfestado, acondicionado e armazenado em material de qualidade arquivística de preservação.
Todo o acervo sob a custódia do Arquivo Histórico da Câmara dos Deputados é higienizado periodicamente, possui regras de manuseio e transporte, controle de ambiente (umidade, temperatura, qualidade do ar e luminosidade) e segurança.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso local

Pontos de acesso (Parlamentares e Comissões)

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Status

Nível de detalhamento

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Objeto digital (Mestre) área de direitos

Objeto digital (Referência) área de direitos

Objeto digital (Icone) área de direitos

Zona da incorporação

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados