Mostrando 5 resultados

Descrição arquivística
Raimundo Rezende Português do Brasil
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

4 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Programa Diário da Constituinte nº 554A

Representantes do Partido Verde da Alemanha visitam a Constituinte. Plenário aprova mudanças importantes no sistema financeiro. Foi aprovada emenda que proíbe os bancos de exercerem atividades estranhas à ordem financeira. Assim, os bancos não poderão funcionar como agências de turismo e de seguros, por exemplo. José Carlos Coutinho fala sobre o assunto. Outro autor da emenda, Aluísio Vasconcelos criticou o texto aprovado e pretende apresentar uma nova redação para o segundo turno. Foi aprovada uma fusão de emendas garantindo que a lei complementar disporá sobre o funcionamento das cooperativas. Oswaldo Almeida ressalta que as condições das cooperativas financeiras serão equivalentes às das entidades financeiras, assim como ocorre em outros países. Ronaldo César Coelho fala sobre o fim do valor comercial das cartas patentes. Acredita esse que é um elemento importante para o processo de democratização beneficiando o consumidor. Foi definido o limite bancário de 12% por ano acima da inflação. Fernando Gasparian destaca que os juros no Brasil possuem a mais alta taxa do mundo, por isso a necessidade da matéria. Darcy Deitos ressalta que se trata de uma medida salutar à economia nacional. Sem sessão de votação no plenário, haverá sessão para comemorar o centenário da abolição da escravatura. Enquanto isso continua negociação para votar o último título do projeto sobre a ordem social. O Título VIII trata de vários temas, entre eles o meio ambiente. Por isso, a Constituinte recebeu a visita de um deputado do partido verde alemão. Ele disse que o grande objetivo da visita é conseguir apoio para forçar o Brasil e a Alemanha a rescindir o acordo nuclear firmado em 1975. O deputado alemão disse ainda que veio acompanhar as discussões sobre meio ambiente na Constituinte. Raimundo Rezende destaca a solidariedade do apoio do deputado alemão e a sua luta pelo meio ambiente. A deputada Maria de Lourdes Abadia também demonstra apoio à causa ambiental.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 451

Trabalhador tem direitos garantidos na nova Carta. Continua a votação do capítulo dos direitos sociais. Os empregados domésticos para ter direitos semelhantes aos direitos urbanos. Foram aprovados a licença paternidade, a hora extra com pagamento de 50% do valor da hora normal, a gratificação de férias, aviso prévio proporciona ao tempo de serviço. Luiz Soyer posiciona-se contra o direito de licença à gestante. Rita Camata, ao contrário, reivindica que sejam aprovados direitos para impedir a discriminação da mulher no trabalho. O salário mínimo será calculado para atender as necessidades de saúde, educação, moradia, lazer, alimentação, vestuário, higiene e transporte e a contribuição para a previdência social do trabalhador. Nelson Sabrá e Raimundo Rezende comemoram a valorização do salário mínimo. O constituinte Fábio Raunheitti posiciona-se a favor dos direitos do trabalhador. Alguns temas, no entanto, receberam críticas pelo texto final aprovado, como é o caso da proteção contra uma possível demissão arbitrária. De acordo com Eduardo Bonfim e representantes de partidos progressistas, a indenização elimina a expectativa de uma garantia constitucional à estabilidade no emprego. Felipe Cheidde argumenta que o texto aprovado foi resultado de um acordo possível. Foi rejeitada uma emenda do constituinte Vitor Buaiz, que previa um pagamento maior para os trabalhadores noturnos. Buaiz argumenta que o desgaste para quem trabalha à noite é muito superior. Entre os próximos passos da Constituinte estão a organização sindical e a igualdade dos direitos entre trabalhadores rurais e urbanos. Vicente Bogo e Onofre Corrêa defendem o direito de aposentadoria para o trabalhador rural, inclusive para usufruírem desses direitos em condições especiais.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 059

Cristina Tavares (PMDB-PE), relatora da Subcomissão da Ciência e da Comunicação da Assembleia Nacional Constituinte (ANC), adia o parecer final. No primeiro relatório foi pedida a reserva de mercado para a tecnologia brasileira e criação de um Conselho Nacional de Comunicação. No anteprojeto da Subcomissão da Educação, Cultura e Esportes foi feita a proposta de aumentar o percentual de verbas para a educação de 13% para 18%. Lourenberg Rocha (PMDB-MT) acredita que este é um passo para reerguer o país. A Subcomissão de Orçamento e Fiscalização Financeira analisa as propostas de gastos públicos, redistribuição de renda e controle de emissão de moedas. José Luiz Maia (PDS/PI) diz que o controle de gastos públicos deve passar por uma fiscalização rigorosa. A Subcomissão dos Municípios e Regiões cria o Conselho de Ouvidores do Município, formado por moradores, com o objetivo de fiscalizar os atos do prefeito, gastos do município e as prestação de serviços. Aloysio Chaves (PFL-BA) diz que a medida fortalece o município. Maurício Fruet (PMDB-PR) diz que a proposta ainda é tímida. A Subcomissão dos Direitos Políticos analisa o direito do eleitor, que é a fiscalização dos deputados e senadores e o direito dos eleitores revogarem os mandatos. Populares falam a respeito. Raimundo Rezende (PMDB-PR) concorda com a proposta. Francisco Diógenes (PDS-AC) acha que se o povo não concordar com as ações do parlamentar o mandato não será renovado. Lysâneas Maciel (PDT-RJ).

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988