Mostrando 2 resultados

Descrição arquivística
Câmara dos Deputados Bernardo Cabral Paraná Português do Brasil
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

2 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Programa Diário da Constituinte nº 217

O substitutivo do Relator Bernardo Cabral estabelece a proibição da propaganda de medicamentos, tabaco, bebidas alcoólicas e agrotóxicos. Cidadãos opinam sobre o tema. A Associação Brasileira de Propaganda lembra que o Brasil é hoje o segundo exportador de fumo no mundo. Seu presidente afirma que a propaganda desses setores representa 20% do faturamento dos meios de comunicação e que a proibição gerará grande desemprego. O Deputado Thelmo Kirtz (PDS-RS) esclarece que só no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul setecentas e quarenta mil pessoas trabalham nas lavouras de fumo. O Deputado Fausto Rocha (PFL-SP) observa que o cigarro traz malefícios muito sérios para o fumante, inclusive vários tipos de câncer. A Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte (ANC) começa a debater o substitutivo da Constituição. Na primeira reunião, constituintes criticaram a ausência do Relator Bernardo Cabral e a elaboração de um novo substitutivo que está sendo feito no Instituto Israel Pinheiro, fora do Congresso Nacional. O Deputado José Genoíno (PT-SP) considera que o trabalho da Assembleia Nacional Constituinte tem que ser feito dentro do Congresso Nacional. O Líder do Governo, Deputado Carlos Santana diz que esse trabalho tem que vir para a Comissão de Sistematização. No Instituto Israel Pinheiro, distante 25 kilômetros do Congresso Nacional, o Relator Bernardo Cabral estuda as emendas recebidas sobre o sistema de governo que, segundo ele, é o problema mais difícil de ser contornado.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 238A

O segundo substitutivo do projeto de constituição apresentado pelo relator Bernardo Cabral estabelece que a eleição dos deputados federais seja tratada por lei complementar. O debate do sistema eleitoral causa polêmica entre os Constituintes, que são contrários ao voto distrital.
Pesquisa de opinião realizada pelo constituinte Nilson Sguarezi revela que paranaenses são favoráveis ao parlamentarismo, ao mandato de quatro anos para o presidente José Sarney, à pena de morte, à censura na TV e à reforma agraria; e que são contrários ao aborto.
Aposentados se manifestam contra ao cálculo da aposentadoria apresentado no segundo substitutivo da Constituição, alegando redução do valor da pensão. Constituintes defendem emendas favoráveis aos aposentados e o relator Bernardo Cabral promete rever o cálculo das pensões. (Data do programa extraída da claquete apresentada no vídeo 238).

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988