Showing 5 results

Archival description
Assembleia Nacional Constituinte Matheus Iensen Emenda With digital objects
Print preview Hierarchy View:

Programa Diário da Constituinte nº 396

Entre as emendas apresentadas ao projeto de Constituição, várias são dedicadas ao capítulo da família e do menor. Concessão de licença de 8 dias ao pai, após o nascimento do filho. Outro projeto é o que concede 120 dias de licença de maternidade. A questão do aborto também volta a ser colocada. Emenda garante a defesa da vida desde a concepção. Deputados defendem a criminalização do aborto na Constituição e uma campanha de esclarecimentos à população, no sentido de reduzir a prática de aborto. A facilitação do processo de separação conjugal e a proteção à família vítima de crimes bárbaros são outras propostas. Até quarta feira, todas as emendas apresentadas ao projeto de Constituição serão publicadas.

Assembleia Nacional Constituinte

Programa Diário da Constituinte nº 392 - Diário da Constituinte

Houve muitas entregas de emendas. O prazo que terminaria às 19h00 foi prorrogado até a meia noite. Houve reclamações dos Progressistas, por não haver circular regulamentando a prorrogação. Uma emenda que mobilizou as atenções foi a que propunha cinco anos para o Presidente Sarney. Os presidencialistas e parlamentaristas conseguiram também apresentar emendas. As emendas apresentadas pelo PFL e PMDB, visam somente corrigir e melhorar textos. Faltando quatro minutos para a meia noite o Centrão apresentou as suas 11 emendas. Findo o prazo das emendas, começa o prazo do relator, que tem até o dia 20 de janeiro para dar o parecer sobre as emendas.

Assembleia Nacional Constituinte

Programa Diário da Constituinte nº 389

Caso de assinatura falsa é esclarecido. Termina amanhã o prazo para apresentação de emendas. Até o começo da tarde, a secretaria da Constituinte já havia registrado um total de 595 emendas. Apenas 98 constituintes usaram toda a sua cota, quatro propostas para cada um. O Partido dos Trabalhadores ainda não apresentou emendas. No Centrão o esforço é o da coleta de assinaturas para as emendas coletivas. O constituinte Daso Coimbra (PMDB-RJ) é o encarregado desse trabalho e convoca pessoalmente todos os que ainda não assinaram as emendas. Com o fim do prazo para apresentação de emendas, os constituintes se preparam para a votação em Plenário, com a preocupação de evitar maiores atrasos para a aprovação da futura Constituição.

Assembleia Nacional Constituinte

Programa Diário da Constituinte nº 383

Começou hoje e vai até o dia 13 o período de apresentação de emendas ao projeto de Constituição. É a hora de reapresentar propostas que já passaram pelas fases anteriores da Constituinte, sem conseguir ser aprovadas. Outros constituintes preferem apresentar emendas coletivas, fazendo uma revisão completa dos principais pontos do texto constitucional. Marco Maciel, do PFL-PE, apresenta um conjunto de emendas em favor do Presidencialismo. Uma pesquisa realizada pelo constituinte Basílio Vilani (PMDB-PR), sobre a duração do mandato do Presidente Sarney. À época, os constituintes preferiam a duração de cinco anos, mas alguns constituintes mudaram sua posição. A Esquerda já se definiu pelos quatro anos. Ulysses Guimarães afirma que a decisão caberá à soberania da Constituição.

Assembleia Nacional Constituinte

Programa Diário da Constituinte nº 369

O projeto de Constituição já aprovado nas etapas anteriores da Constituinte prevê eleições presidenciais no próximo ano. A decisão foi tomada numa sessão histórica da Comissão de Sistematização. O autor da emenda dos quatro anos acredita que a vitória se repetirá no Plenário. Contra os quatro anos existem dois obstáculos: Um é o próprio Presidente Sarney, após ter definido seu mandato em quatro anos, mudou para cinco anos. O outro obstáculo é o tempo. O Plenário da Constituinte ainda não começou. Os mais otimistas acham que as votações começam em final de janeiro. Com isto, não há previsão de quando ficará pronta a nova Carta. Dois fatores importantes poderão ser levados em conta pela Constituinte: a crise econômica e a vontade de mudar. A vontade popular parece pedir quatro anos e eleições diretas em 1988.

Assembleia Nacional Constituinte