Sessão preparatória

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Sessão preparatória

Termos equivalentes

Sessão preparatória

Termos associados

Sessão preparatória

9 Descrição arquivística resultados para Sessão preparatória

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Sessões Preparatórias do Congresso Nacional Constituinte

  • As Sessões Preparatórias do Congresso Nacional Constituinte precedem à inauguração dos trabalhos do Congresso Nacional Constituinte de 1890-1891, realizadas em conjunto pela Câmara dos Deputados e Senado Federal. Constituem etapas preliminares antes do início da 1ª Discussão do Projeto de Constituição. Destinam-se à instalação e eleição dos membros da Mesa do Congresso. Inclui ainda a discussão e votação do Projeto de Regimento Comum.
  • Recebimento da Mensagem dirigida ao Congresso Nacional, do Generalíssimo Manoel Deodoro da Fonseca, chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brazil. (BR DFCD AC1891-SPCN-SSI-23).
  • A série é composta por cinco dossiês com documentos originais relativos à Sessão Solene de Instalação e à 1ª a 4 ª Sessões do Congresso Nacional Constituinte, realizadas entre 15 e 21 de novembro de 1890.

Introdução e Histórico das Sessões Preparatórias do Senado, de 4 a 15 de novembro de 1890

Histórico das Sessões preparatórias da Câmara dos Senhores Senadores, que contém informações sobre as sessões realizadas de 4 a 15 de novembro de 1890. Constam a eleição do Presidente do Senado Federal, diplomação dos senadores, Regimento Interno do Senado Federal, eleição dos membros da Mesa do Senado, parecer da Comissão encarregada para organizar a lista de senadores com eleição contestada, eleição de cinco comissões para dar pareceres sobre as eleições no Distrito Federal e Estados, nomeação de comissão de representação do Senado nas exéquias do Sr. Bispo da Diocese do Rio de Janeiro D. Pedro Maria de Lacerda, comunicações sobre a sessão de instalação do Congresso Nacional Constituinte em São Cristóvão e requerimentos dos senadores.

Congresso Nacional Constituinte 1890-1891

Sessões Preparatórias da Câmara dos Deputados

  • As Sessões preparatórias precedem à inauguração dos trabalhos do Congresso Nacional Constituinte de 1890-1891, realizadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal separadamente. Destinam-se à posse dos parlamentares - à época chamada de verificação de poderes e diploma
    cão dos deputados, e à eleição dos membros da Mesa em cada Casa. Inclui ainda a discussão e votação do Projeto de Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

  • A série é composta por um único dossiê com documentos originais relativos às 12 Sessões Preparatórias da Câmara dos Deputados, realizadas entre 4 de novembro e 18 de dezembro de 1890. Não foram localizados documentos originais da 1ª, 4ª e 5ª sessões.

  • Não consta a documentação original das Sessões Preparatórias do Senado Federal.