Juros

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Juros

Termos equivalentes

Juros

Termos associados

Juros

9 Descrição arquivística resultados para Juros

9 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Anais da 34ª Sessão do Congresso Nacional Constituinte, em 16 de janeiro de 1891

  • A exploração das minas de ferro no Estado de Minas Gerais (requerimento do deputado Badaró), p. 596. – A prisão do Dr. Manoel Murtinho pelo governador de Mato Grosso, e a demissão do mesmo governador: protesto do senador Aquelino do Amaral, p. 597: declaração da maioria da representação mato-grossense, p.601: resposta do deputado Antonio Azevedo ao Senador Aquelino do Amaral, e encaminhamento de uma representação dos habitantes e de Santa Maria do Paranáhyba, protestando contra a invasão do respectivo território, mandada fazer pelo governador de Goya, p. 602. - Votação, do § 7o do art. 72 até o art. 75 – Especificação de direitos e garantias expressos na Constituição, 608. – Declarações de voto, p. 617. – discussão do Titulo V do projeto de Constituição, p. 618. – Emendas, p. 618. – O recrutamento para o Exército e a Armada; a Marinha de guerra e a Marinha mercante (discurso do deputado Retumba), p. 620. – A redação da parte propriamente constitucional do projeto, para entrar em discussão logo depois de votadas as Disposições gerais e as Disposições transitórias (proposta do deputado José Marianno), p. 626.

Congresso Nacional Constituinte 1890-1891

Programa Diário da Constituinte nº 554

Constituinte apresenta um resumo da votação da Reforma Agrária: pelo texto aprovado a Reforma Agrária será feita preferencialmente em terras públicas e devolutas. Não poderão ser desapropriadas a pequena e a média propriedade. A propriedade produtiva também não poderá ser desapropriada. O texto não define qual o critério de produtividade que será seguido. Ficou fora da Constituição, por não atingir os votos necessários, o trecho que tornava a propriedade produtiva desapropriável, se não cumprisse a função social. A Constituinte começa a discutir o último capítulo da Ordem Econômica, o Sistema Financeiro do País. O texto básico da reforma financeira foi aprovado por 457 votos, no Plenário. Uma emenda que pedia a estatização de todos os bancos do país foi rejeitada. Será votada uma emenda que quer limitar a 12% ao ano a taxa de juros reais dos bancos.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 554A

Representantes do Partido Verde da Alemanha visitam a Constituinte. Plenário aprova mudanças importantes no sistema financeiro. Foi aprovada emenda que proíbe os bancos de exercerem atividades estranhas à ordem financeira. Assim, os bancos não poderão funcionar como agências de turismo e de seguros, por exemplo. José Carlos Coutinho fala sobre o assunto. Outro autor da emenda, Aluísio Vasconcelos criticou o texto aprovado e pretende apresentar uma nova redação para o segundo turno. Foi aprovada uma fusão de emendas garantindo que a lei complementar disporá sobre o funcionamento das cooperativas. Oswaldo Almeida ressalta que as condições das cooperativas financeiras serão equivalentes às das entidades financeiras, assim como ocorre em outros países. Ronaldo César Coelho fala sobre o fim do valor comercial das cartas patentes. Acredita esse que é um elemento importante para o processo de democratização beneficiando o consumidor. Foi definido o limite bancário de 12% por ano acima da inflação. Fernando Gasparian destaca que os juros no Brasil possuem a mais alta taxa do mundo, por isso a necessidade da matéria. Darcy Deitos ressalta que se trata de uma medida salutar à economia nacional. Sem sessão de votação no plenário, haverá sessão para comemorar o centenário da abolição da escravatura. Enquanto isso continua negociação para votar o último título do projeto sobre a ordem social. O Título VIII trata de vários temas, entre eles o meio ambiente. Por isso, a Constituinte recebeu a visita de um deputado do partido verde alemão. Ele disse que o grande objetivo da visita é conseguir apoio para forçar o Brasil e a Alemanha a rescindir o acordo nuclear firmado em 1975. O deputado alemão disse ainda que veio acompanhar as discussões sobre meio ambiente na Constituinte. Raimundo Rezende destaca a solidariedade do apoio do deputado alemão e a sua luta pelo meio ambiente. A deputada Maria de Lourdes Abadia também demonstra apoio à causa ambiental.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 640

Termina o prazo de apresentação de emendas. Partidos de Esquerda apresentam 182 emendas mudando o texto da constituição, Centrão apresenta 80 emendas supressivas. A cota máxima de 4 emendas não está sendo usada por todos. As emendas tratam da licença paternidade, juros, turno de 6 horas, a questão do comércio de sangue, votação em dois turnos para todos os municípios, entre outros. Os líderes querem garantir que tudo o que foi votado por acordo deverá ser mantido em segundo turno.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988