Mostrando 25 resultados

Descrição arquivística
Visualizar impressão Hierarchy Visualizar:

25 resultados com objetos digitais Mostrar os resultados com objetos digitais

Programa Diário da Constituinte nº 108

Os Constituintes consideram que é dever do Estado proteger as crianças. João de Deus Antunes (PDT-RS) diz que o menor vai ser um dos mais privilegiados na nova carta constitucional. Pontos fundamentais dos direitos da criança: direito à vida, à saúde, à alimentação e à educação; diireito à assistência social, mesmo que os pais não contribuam para a previdência; proteção aos menores carentes e infratores; legislação especial sobre o trabalho do menor. Wilma Maia (PDS-RN) afirma que a nova Constituição tem de fazer cumprir os princípios de proteção dos menores, a começar pela educação, baseada um uma nova concepção, que ensine as crianças seus direitos e seus deveres. Robson Marinho (PMDB-SP) considera que no texto da nova Constituição estão assegurados os direitos básicos da criança. Mário Covas (PMDB-SP) acompanha as reuniões da Comissão de Sistematização e acredita na compatibilização dos diferentes textos feitos pelas distintas correntes políticas na Assembleia Nacional Constituinte (ANC). Artur da Távola (PMDB-RJ) aprova a permanência dos pontos mantidos no substitutivo da Comissão de Comunicação, especialmente as quatro finalidades da comunicação: cultural, educativa, regionalização da produção cultural e divulgação da cultura nacional. Bernardo Cabral (PMDB-AM), Relator da Comissão de Sistematização, faz balanço dos trabalhos e dos prazos. Na sessão O Povo Pergunta, cidadão quer saber o que está sendo decidido quanto a doação de órgãos. Uldurico Pinto (PMDB-BA) responde que todo cidadão é um doador em potencial, salvo aqueles que a família não permitir. Bernardo Cabral; João de Deus Antunes; Wilma Maia; Robson Marinho; Mário Covas; Fernando Henrique Cardoso; Arthur da Távola; Ulsorico Pinto;

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 229

Os constituintes começam a se preparar para as votações em Plenário. Os progressistas reúnem-se com os representantes do campo, para debater a votação da Reforma Agrária. O Deputado Domingos Leonelli (PMDB-BA) declara que o intuito da reunião é realizar um grande esforço para a aprovação da emenda popular, que aborda a Reforma Agrária de forma ampla. A bancada evangélica debate vários temas como o aborto, divórcio, planejamento familiar e situação do menor. O Deputado Celso Dourado (PMDB-BA) relata sobre a organização da sociedade e a luta em defesa em vida. O Deputado Antônio de Jesus (PMDB-GO) relata sobre temas discutidos pela bancada evangélica. O Deputado João de Deus (PDT-RS) declara que a bancada está imbuída do melhor propósito e pretende trazer, não ilusões ou utopias, mas fatos concretos para dentro da nova Carta. Na Comissão de Sistematização da Assembléia Nacional Constituinte (ANC) o grande debate continua a ser sobre o sistema de governo. O Deputado Maurílio Ferreira Lima (PMDB-PE) afirma que a implantação do sistema parlamentarista teria de ser seguida pela convocação de eleições gerais. A Deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) opina sobre o tema "sistema de governo". O Deputado Paulo Ramos (PMDB-RJ) faz denúncias de sabotagem em relação ao acidente com o avião do Ministro Marcos Freire. A Assembleia Nacional Constituinte (ANC), em clima de denúncia, discute a informação de que o dinheiro da venda de armas ao Irã teria sido usado para financiar a eleição de deputados no Brasil. O Deputado Bocaiuva Cunha (PDT-RJ) relata fatos relacionado com o grupo guerrilheiro dos "Contras".

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 499

Quando a Constituinte terminar esta fase do trabalho, começa a votação em segundo turno de tudo o que já foi aprovado. No segundo turno, nada pode ser acrescentado ao texto, mas pode haver emenda supressiva, ou seja, muita coisa já aprovada pode ser retirada. Alguns constituintes lembram que houve avanços, principalmente na área dos direitos sociais, que devem permanecer no texto. Todavia, muitos constituintes acham que alguns direitos dos trabalhadores não devem permanecer no texto constitucional, assim como algumas das matérias que dizem respeito às restrições ao capital estrangeiro. Constituintes temem a interferência do Governo na votação, no segundo turno, suprimindo matérias aprovadas no primeiro turno.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988

Programa Diário da Constituinte nº 568A

Família: evangélicos querem menos divórcio. Previdência: o que muda para quem vai se aposentar. A nova Carta vai garantir uma vida melhor para quem vai se aposentar no futuro, mas os aposentados e pensionistas de hoje não foram esquecidos – são ao total 7 (sete) milhões de aposentados e 5 (cinco) milhões de pensionistas a serem beneficiados. De acordo com Sérgio Werneck, no capítulo das disposições finais e transitórias, os valores das aposentadorias já em vigor serão revistos no prazo de 6 (seis) meses. Valmir Campelo fala sobre a emenda que apresentou em que equipara empregados da inativa com os da ativa, o que deverá acontecer no prazo de até 180 (cento e oitenta) dias após a promulgação da nova constituição. Foi criada a aposentadoria da mulher aos 25 (vinte e cinco) anos de trabalho e para o homem aos 30 (trinta) anos de trabalho. Sadie Hauache fala da expectativa de a aposentadoria integral, com 25 (vinte e cinco) anos de trabalho, estar prevista em lei ordinária. A aposentadoria dos trabalhadores rurais ficou no novo texto e as idades de 60 (sessenta) anos para o homem e 55 (cinquenta e cinco) anos para a mulher, como explica o constituinte Edme Tavares. Mattos Leão diz que o novo texto respeita as necessidades desses trabalhadores. Jayme Paliaran explica a emenda apresentada que, apesar de rejeitada, tentou permitir que o recolhimento do INSS feito pelo marido ou esposa, em caso de desemprego do outro, garantisse estender o usufruto dos benefícios da previdência social a ambos (casal). Costa Ferreira, João de Deus Antunes, Sotero Cunha e Matheus Iensen posicionam-se a favor de restringir o número de casamentos e de divórcio na vida de uma pessoa, alegando que a permissão de mais de um divórcio favoreceria a reprodução continuada, o que poderia levar ao incesto entre irmãos, ou ainda levaria a novos casamentos pessoas que deveriam permanecer solitárias.

Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988