Indústrias

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Indústrias

Termos equivalentes

Indústrias

Termos associados

Indústrias

6 Descrição arquivística results for Indústrias

6 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Parecer n. 4 sobre uma representação relativa a uma fábrica de selins rasos na Vila de Barbacena.

Conjunto de documentos sobre a petição de José Simpliciano de Sousa Barreto, da Vila de Barbacena, Província de Minas Gerais, que solicita ajuda de custo para estabelecer uma fábrica de selins rasos, à maneira inglesa, a fim de servir à cavalaria e sustar a importação.

Parecer n. 5 sobre construção de máquinas para fiar algodão e tecer panos.

Conjunto de documentos sobre a petição de Emídio de Sousa Lobo Brandão e João Abraham Mazza, residentes em Pernambuco, que expõem a pretensão de construir várias máquinas para fiar algodão e tecer panos, à semelhança das mais modernas da Inglaterra e França, e pedem os benefícios do Alvará de 28.04.1809.

Parecer n. 6 sobre requerimento de José Antônio Barbosa de Melo, para se lhe pagar o seu soldo por inteiro.

Requerimento de José Antônio Barbosa de Melo, Sargento-Mor do Estado-Maior do Exército, que reclama haver sido reformado com a terça parte de seu soldo e solicita o soldo inteiro. Expõe e prova haver prestado muitos serviços ao Brasil, inclusive em Buenos Aires no início da Revolução, depois na Corte como empregado do Arsenal do Exército, posteriormente se encarregando da cultura da cochonilha e menciona a cultura do bicho-de-seda e fiação.

Parecer n. 7 sobre fábricas de estamparia e papel situadas no Andaraí, Cidade do Rio de Janeiro.

Petição dos proprietários das fábricas de estamparia e papel situados no Andaraí, subúrbio da Cidade do Rio de Janeiro, na qual eles relatam o estado ruinoso e decadente das mesmas fábricas e suplicam diversos favores: isenção de direitos e do pagamento do selo e isenção do recrutamento militar para os empregados.

Projeto de Lei n. 28 sobre isenção de direitos dos produtos das fábricas de ferro e de quaisquer outros metais ou minerais

Isenta, por dez anos, das taxas de entrada e saída nas Províncias, todos os produtos de ferro e outros metais fabricados no Brasil exceto os de ouro, prata e pedras preciosas, desde que tragam marca de produto nacional.

Representação de José Vicente da Guerra, Juiz do Ofício de Sapateiro

Conjunto de documentos sobre a representação, de 08.11.1823, de José Vicente da Guerra, Juiz do Ofício de Sapateiro, solicitando providências contra a liberdade de se vender calçados pelas ruas, em prejuízo dos oficiais sapateiros que são estabelecidos.

O dossiê inclui certidões, avisos, portarias e requerimentos de proprietários de lojas de calçados.