Cisplatina

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

  • Província brasileira na época do Império. Atual Uruguai.

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Cisplatina

TG Brasil

Cisplatina

Termos equivalentes

Cisplatina

Termos associados

Cisplatina

8 Descrição arquivística resultados para Cisplatina

Somente resultados diretamente relacionados

Indicação n. 1 sobre negócios de Montevidéu, sua ocupação e desincorporação

Propõe que se nomeie uma Comissão para tomar conhecimento dos negócios do Estado Cisplatino, ouvindo o Ministério e o Procurador do mesmo Estado, numa tentativa de restabelecer a paz e recorrendo às medidas necessárias, ainda que a preço de sua desincorporação do território brasileiro.

Parecer n. 6 sobre requerimento de José Antônio Barbosa de Melo, para se lhe pagar o seu soldo por inteiro.

Requerimento de José Antônio Barbosa de Melo, Sargento-Mor do Estado-Maior do Exército, que reclama haver sido reformado com a terça parte de seu soldo e solicita o soldo inteiro. Expõe e prova haver prestado muitos serviços ao Brasil, inclusive em Buenos Aires no início da Revolução, depois na Corte como empregado do Arsenal do Exército, posteriormente se encarregando da cultura da cochonilha e menciona a cultura do bicho-de-seda e fiação.

Memória do Tenente-Coronel João da Silva Feijó (Naturalista)

Memória do Tenente-Coronel João da Silva Feijó, Naturalista [assunto não declarado nos Anais]. Oferecida à Assembléia pelo Dep. Mariano de Albuquerque na Sessão de 03.10.1823.

Com despacho à Comissão de Comércio, Agricultura, Indústria e Artes em 06.10.1823.

Extratos de gazetas inglesas e americanas e de periódico argentino, de 1813, 1815-1822

EXTRATOS de gazetas inglesas (The Morning Chronicle, The Courier, Bell´s Weekly Register, General Evening Post, London Packet, Gibraltar Chronicle, Bell´s Weekly Messenger, The Times), de gazetas americanas (The Intelligencer S. Petersburg Comercial Advertiser, The American Beacon de Norfolk, The Times de Charleston) e de periódico argentino (El Argos), de 1813, 1815 a 1822. Resumos do noticiário internacional e do Brasil sobre política, economia e assuntos vários que retratam o dia-a-dia do processo de restauração das nacionalidades européias e o movimento de independência das colônias americanas.
O dossiê inclui “Reflexões do Tradutor” sobre o Tratado de Comércio e Navegação entre o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e o Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, de 19.02.1810; fala de Mr. Grattan na Câmara dos Comuns, em 03.05.1818, em favor das pretensões dos católicos e “Extrait d´une Lettre...”, Paris, 18.07.1818, entre outros documentos.

Dada a natureza dos documentos, não foram objeto de tramitação.